Associação Académica promove habitação nos bairros do programa “Articular”

Posted by Guimarães | Posted in , , | Posted on 07:56

0

Estudantes vão ser incentivados a optar por viver nos três bairros que estão agora envolvidos na aposta da autarquia de regeneração urbanística. Os estudantes ficam a ganhar ao poderem contar com habitações de maior qualidade, e os proprietários poderão recuperar mais facilmente o investimento feito nos seus imóveis. O projecto vai arrancar no início do ano lectivo

Através de uma parceria com o projecto Articular, da Câmara Municipal de Vila Real, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai participar no processo de regeneração urbana dos Bairros da Araucária, Pimenta e Santa Maria, ao certificar e divulgar habitações a alugar pelos estudantes no próximo ano lectivo.
Já há vários anos que a organização que representa os estudantes da UTAD disponibiliza o site da habitabilidade, um espaço onde são divulgadas casas para alugar que, previamente, são avaliadas por um grupo técnico com o intuito de garantir qualidade e facilitar a tarefa de procura de casa para alugar pelos estudantes.
Segundo Luís de Matos, presidente da Associação Académica, este ano o site vai divulgar em especial as habitações a arrendar nos bairros incluídos no programa “Articular”, um projecto da autarquia que prevê a regeneração urbanística de várias zonas da cidade.
Com um orçamento de 10 milhões de euros, apoiados por fundos europeus, o projecto vai envolver as obras de recuperação dos Bairros de Santa Maria, Pimenta e Araucária, que ficarão ligados por uma ciclovia criada ao longo da linha de caminho de ferro, além de outros projectos. “Nesses bairros podemos verificar a degradação de algumas habitações. O objectivo é incentivar os estudantes a viver nesses bairros permitindo, assim, a recuperação do investimento feito pelos proprietários que procedam à renovação das suas casas”, explicou o representante dos alunos.
Aberto a toda cidade, o site da habitabilidade, que reúne uma listagem de dezenas e dezenas de casas para arrendar em Vila Real, existe para facilitar a vida aos estudantes no processo de arrendamento de casa, apresentando habitações disponíveis que previamente forma visitadas por um conjunto de técnicos que garantem a qualidade das instalações. “Não damos notas, no processo de certificação apenas verificamos se as habitações cumprem os parâmetros mínimos que garantam condições dignas de conforto dos estudantes”, explicou.
Os senhorios de casas ou quartos para alugar podem entrar em contacto com a Associação Académica para divulgar no site da habitabilidade a sua oferta.
No âmbito da preparação do arranque do novo ano escolar, a AAUTAD está já a preparar mais uma edição do Guia do Estudante Transmontano, uma publicação que, entre outras informações que pretendem facilitar a vida aos caloiros, vai, mais uma vez, entregar aos novos alunos da academia um conjunto de vantagens e descontos no comércio tradicional. Dar benefícios financeiros aos alunos e, ao mesmo tempo, animar o comércio local, são os objectivos, explicou Luís de Matos.
No que diz respeito às festas de recepção aos caloiros, as chamadas barraquinhas e a Semana do Caloiro, o presidente da Associação Académica ainda não avança datas mas adianta que decorrerão dentro das datas habituais.
De recordar que, este ano, a UTAD apresenta aos jovens portugueses que ingressarão no Ensino Superior 1337 vagas. A média mais alta é a do curso de medicina veterinária, com 160,0, seguida de Genética e Biotecnologia, com a média de 157,8. A média mais baixa para o curso de Animação Sociocultural, leccionado no Pólo de Chaves, com a média de 105,0.

MM
in: Jornal a Voz de Trás-os-Montes

Comments Posted (0)

Enviar um comentário